Desabafo Social faz campanha pela diversidade nas buscas de imagem

 

Desabafo Social é uma organização que atua no ambiente virtual por causas ligadas à educação e direitos humanos. No sentido de democratizar as tecnologias, a última ação do coletivo foi reivindicar ao maior banco de imagens on-line no mundo, a Shutterstock , pela diversidade nas buscas. A Shutterstock é uma plataforma de fotos e vetores, que encontra resultados através de buscas de palavras-chave. As generalizações de palavras, como os dos exemplos utilizados pelo Desabafo Social “família” e “pessoa”, mostravam uma uniformidade de resultados: pessoas brancas. Outros bancos de imagens como IStock, Depositphotos e Getty Images mostraram o mesmo padrão.

Para mudar a realidade virtual, o coletivo desenvolveu uma campanha que movimentou 5 milhões de pessoas no Brasil e como resultado transformou os mecanismos de busca da Shutterstock, que adicionou filtros por etnia na plataforma. A previsão é que Depositphotos se posicione da mesma forma que o primeiro banco de dados afetado pela campanha. 

desabafo social stock

 

 

Por Quezia Isaías

 

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress