Afroguerrilha realiza “vaquinha” para jovem torturado

 

Um adolescente de 17 anos teve a testa tatuada por Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 27 anos, e o vizinho Ronildo Moreira de Araújo, 29 anos , na sexta-feira, dia 9 de Junho na região de São Bernardo do Campo, São Paulo. A ação dos maiores sob o garoto foi gravada e divulgada pelos mesmos nas redes sociais: amarrado e sem reação, o menor, que foi identificado pela família pelo nome de Ruan, mobilizou o país, que até então, era tido como a reação de vingança de Maycon e Ronildo numa suposta tentativa de furto de uma bicicleta pelo menor, assim, gravaram na testa do menos "eu sou ladrão e vacilão".

Após a repercussão das filmagens, a informação de que o jovem estava desaparecido desde o dia 31 de Maio surgiu da própria família, que o reconheceu Ruan pealas imagens qualificada como tortura. Os agressores de 27 e 29 anos tiveram a prisão preventiva realizada no dia seguinte ao acontecido. Esclarecendo a situação, a família alegou que Ruan era tratado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), já que sofria de graves problemas psíquicos, além do uso de drogas. O suposto roubo foi desmentido pelo dono da bicicleta e negado pelo jovem, que foi encontrado pelos amigos no sábado.

O coletivo negro, Afroguerrilha criou uma campanha coletiva na internet (“vaquinha”) a fim de custear o procedimento de remoção da tatuagem do garoto e o tratamento psicológico. A meta de 15 mil reais já foi batida e uma clínica de remoção de tatuagem se dispôs a realizar o serviço gratuitamente. O destino do valor arrecado é ajudar também os processos judiciais que a família de baixa renda do jovem possa enfrentar, além de doar uma nova bicicleta ao portador de deficiência física e dono da bicicleta, que alegou não usa-la por estar quebrada. O criador da campanha diz ter sido ameaçado e questionado pelo levantamento do dinheiro unicamente por esta causa, já que usuários afirmam ter outras de maior ou igual importância. Em razão disso, o líder do coletivo, que prefere não identificar o nome, decidiu realizar doações posteriores à finalização dela, para auxiliar grupos em situação de rua, por exemplo. 

17161198

Imagem: reprodução

 

 

Por Quezia Isaías

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress